domingo, 30 de junho de 2013

A RUPTURA

 
 
1) O desemprego gera pobreza, o emprego gera prosperidade!

2) O capital não cria empregos, os empregos é que criam capital!

3) Os encargos sociais com o desemprego sobrecarregam a economia, o emprego, pelo contrário, estimula a economia!


Estes são os três pontos do programa que levou o partido Nazi à vitória eleitoral em 1932, quando alcançou 38% dos votos.

O partido Nazi derrotou estrondosamente os partidos burgueses e o SPD, os quais tinham sustentado a política austeritária dos anos anteriores que tinham levado a Alemanha a 30% de desemprego, à miséria e à recessão.

Foi por prometer a ruptura “patriótica” com a austeridade que o partido Nazi venceu.

Como aconteceu com os Nazis em 1932, será muito fácil, se a esquerda não souber afirmar um discurso verdadeiramente revolucionário, ser a direita ou a extrema-direita a ter a habilidade, com a sua demagogia populista e socializante, de lucrar politicamente com uma política anti-austeritária.

Este facto obriga a uma profunda análise por parte dos trabalhadores e da sua vanguarda revolucionária em Portugal.

Ciente dos ensinamentos da História, não chegará à vanguarda revolucionária dos trabalhadores propor uma ruptura com a austeridade, prometendo emprego e melhor qualidade de vida.

É fundamental um enquadramento político que vá muito para além dessa ruptura.

É fundamental que o discurso à esquerda enquadre a necessária ruptura como um epifenómeno do Poder Popular efectivo, de uma Democracia Interventiva por oposição a um Democracia Participativa, da prossecução da Reforma Agrária, da organização do Controlo Operário, da Revolução Socialista.

Sem comentários: